Assim como manter as manutenções em dia, limpar a scooter elétrica é um processo fundamental para garantir que o veículo esteja sempre em condições de uso. Afinal, o acúmulo de sujeira pode prejudicá-lo, afetando a qualidade da lataria e das peças plásticas.
Com isso, escolher a melhor forma de fazer a limpeza e conhecer algumas dicas vai te ajudar nesse processo para manter a aparência da scooter sempre bonita, bem cuidada e, assim, proteger sua vida útil.
Portanto, se você já comprou ou está pensando em comprar uma scooter elétrica, confira neste conteúdo as dicas que separamos para você e saiba como fazer a limpeza da sua scooter de maneira adequada!
Como limpar a scooter elétrica?
A scooter elétrica é um modelo de moto muito vantajoso e que pode ser parecido com uma bicicleta elétrica scooter. Assim como outros veículos, a limpeza da scooter elétrica requer alguns cuidados especiais que não são difíceis de serem executados e que são muito importantes:
Não use jatos de água
O primeiro cuidado na hora de limpar é não usar jatos fortes de água. O ideal é preparar um balde com água limpa e sabão neutro para umedecer uma esponja ou toalha macia e ir passando no veículo.
Os jatos de água não são recomendados, pois dependendo da pressão podem romper a vedação de algumas partes da scooter, fazendo com que a água fique acumulada, como no caso de lanternas, visores e bateria.
Faça uma limpeza regular após o uso
Outra dica é manter o hábito de fazer uma limpeza rápida ao final de cada uso. Com isso, evita-se que a sujeira crie aderência à lataria ou às partes plásticas e tenha mais resistência no momento de uma lavagem completa.
Além disso, esse cuidado é ainda mais importante nos dias de chuva, em que o veículo foi molhado. Nesses casos, secar a scooter antes de guardá-la é fundamental para preservar sua lataria.
Prefira panos macios
Em qualquer tipo de limpeza, mesmo que for apenas uma secagem rápida após uma chuva, os panos utilizados devem ser macios para evitar arranhões e danos ao veículo. Um dos melhores tecidos é o de microfibra, que não solta tantos fios, é macio e tem boa absorção.
Seque todas as partes
No momento de secar, é importante observar todas as partes, principalmente eventuais partes metálicas e até mesmo as de plástico. Além disso, a secagem natural não é indicada, pois pode levar tempo, e o contato prolongado com a umidade pode danificar a lataria do veículo.
Escolha um local abrigado do sol
O local escolhido para realizar a limpeza também tem relevância no resultado, devendo ser preferido um lugar sob a sombra. Isso porque, sob o sol, o processo de secagem se torna mais rápido, de modo que bolhas de sabão podem secar na lataria e provocar manchas na finalização da lavagem.
Mesmo que não se utilize sabão na lavagem, a secagem da água de forma natural pelo sol também pode deixar manchas na lataria, impedindo que o acabamento da lavagem fique bonito.
Não use produtos químicos
A utilização de produtos químicos não é incentivada, pois, dependendo do produto, pode prejudicar a lataria, como produtos abrasivos e corrosivos. Com isso, o recomendado é o uso apenas de sabão neutro, dispensando o uso de outros produtos.
Sempre proteja a bateria
A bateria é uma parte da scooter elétrica que deve ser protegida, pois é fundamental para o funcionamento do veículo. Dentro disso, apesar de muitas baterias serem seladas, é importante cuidar das conexões e demais partes para não danificá-las no processo de lavagem.
Esse é um dos casos em que jatos de água com pressão podem ser prejudiciais, devendo ser evitados em todas as partes da scooter, principalmente na água da bateria.
Não use produtos nos pneus
Muitas pessoas utilizam produtos nos pneus para dar brilho e manter a cor viva. Porém, essa prática é perigosa, pois pode deixar o pneu escorregadio e ocasionar acidentes durante a condução do veículo. Por isso, o ideal é apenas lavá-los com água e sabão, assim como o restante da scooter.
Faça a limpeza com o motor frio
Além de limpar sua scooter com o motor sempre desligado, é importante ter o cuidado de esperar ele esfriar para que o procedimento seja realizado.
Confira outras dicas de conservação
Além dos procedimentos de limpeza, algumas questões podem influenciar a conservação do veículo. Veja:
Sempre que possível, proteja a scooter do sol
Claro que ela pode ser exposta ao sol, mas é sempre preferível estacionar em locais à sombra e guardar a moto scooter elétrica protegida da exposição prolongada ao calor extremo do sol. Isso ajuda a evitar danos à bateria.
Cubra com uma capa na hora de guardar
Ter um cuidado extra e proteger o veículo com uma capa ao guardá-lo é algo que vai evitar o acúmulo de poeira, impurezas e até mesmo do sereno, em casos de armazenamento ao ar livre. Assim, ela ficará com aspecto de nova por mais tempo.
Proteja da maresia
Em locais próximos ao mar, a maresia pode causar diversos danos aos equipamentos elétricos, assim como à scooter elétrica. Com isso, nesse tipo de local, manter a scooter com uma capa é ainda mais importante.
Além disso, é indicado realizar a manutenção com uso de anticorrosivos para que o veículo seja preservado por mais tempo.
Dessa forma, como pôde ser visto ao decorrer desse conteúdo, a limpeza da scooter elétrica, dobrável ou não, não requer cuidados difíceis ou práticas que sejam muito custosas, apenas cuidados especiais e um pouco mais de atenção para auxiliar na conservação do veículo.
Seguindo nossas orientações, vai ser muito mais simples conseguir fazer com que a scooter elétrica esteja sempre bonita, limpa e com a aparência de nova, valorizando o veículo e evitando desgastes prematuros ou danos.
Confira outros conteúdos como este em nosso blog e conheça mais sobre os veículos elétricos!
Acesse também: manutenção scooter elétrica