Scooter elétrica: autonomia e o que saber antes de comprar

Scooter elétrica: autonomia e o que saber antes de comprar

O trânsito no país está cada vez mais caótico devido à significativa quantidade de carros nas ruas. Ficar parado por horas, antes de ir para o trabalho ou para casa, é um pesadelo para qualquer pessoa. Portanto, a scooter elétrica é sinônimo de autonomia, pois facilita o trajeto e respeita o meio ambiente e evitar mais estresse no dia a dia.

A scooter elétrica funciona a eletricidade e pode ser recarregada na sua casa. Vem conhecer todos os detalhes acerca do funcionamento, quanto é a autonomia e como é a sua manutenção. Tire suas dúvidas e finalize a sua compra.

Qual é a vida útil do veículo e quantos quilômetros percorre? 

Uma das principais dúvidas sobre a scooter elétrica é quantos quilômetros ela percorre. Afinal, as pessoas não querem o veículo apenas para trabalhar, mas para viajar e conhecer novas culturas, pois não há nada melhor do que pegar a estrada com o vento batendo no rosto enquanto curte a paisagem, não é mesmo?

A scooter elétrica consegue percorrer, em média, de 40 a 60 km. Esses valores dependem da velocidade, por exemplo, se existem muitas ladeiras pelo percurso e se o condutor para muito durante a viagem. Como funciona a bateria, pode ser carregada, e o limite de autonomia varia entre 80 e 120 mil quilômetros.

Regras de segurança para usar uma scooter elétrica 

Apesar de oferecer muita autonomia, existem algumas regras de utilização da scooter elétrica, como o uso obrigatório do capacete, independentemente de onde é utilizada.

Confira os itens obrigatórios da scooter elétrica:

  • Buzina;
  • Velocímetro;
  • Lanterna traseira;
  • Retrovisores em ambos os lados;
  • Farol.

Os itens são basicamente os mesmos que os da motocicleta. Já o emplacamento varia conforme as cilindradas da scooter: para as que atingem velocidade maior que 20 km/h, não é necessário o emplacamento, desde que andem nas áreas reservadas a ela.

Habilitação 

Quando a velocidade atingir até os 50 km/h, é preciso uma habilitação própria para conduzir ciclomotor: a ACC. As etapas são quase as mesmas que a da habilitação A, mas o preço e as horas-aula são praticamente a metade de uma habilitação para motos. É necessário ser maior de 18 anos para essa habilitação. Já as scooters que ultrapassam 50 km/h exigem habilitação A.

Falando de manutenção: como funciona

A manutenção da scooter elétrica é relativamente baixa em comparação com as motocicletas. Como funcionam com a recarga das baterias e não possuem tantas peças, o custo das revisões é bem mais em conta. Normalmente, as baterias são carregadas por volta de 6 a 8 horas e duram entre 40 a 80 km.

Além da manutenção em dia, é preciso saber como limpar a scooter elétrica para que tanto a lataria quanto as outras peças permaneçam intactas por mais tempo.

Exemplo de recarga de bateria 

A vida útil das baterias é de cerca de 3 a 4 anos, quando carregadas de uma a duas vezes na semana. Quando o condutor recarrega todos os dias, a vida útil da bateria diminui, chegando a cerca de 1 ano a 1 ano e meio.

Vantagens de ter uma scooter elétrica 

Agora que você já conferiu a alta durabilidade da scooter elétrica e como a manutenção é superbarata com relação às motocicletas, confira mais vantagens.

Econômica

Por funcionar a eletricidade, economiza muito, por não utilizar combustíveis fósseis, diminuindo os gastos. Além disso, muitos modelos têm isenção do IPVA.

Ágil 

Com a scooter elétrica, você chega mais rápido aos lugares, não pega trânsito e sobra mais tem mais tempo para você curtir com a família, amigos e sua própria companhia.

Silenciosa 

A scooter não tem o mesmo barulho que as motos às quais estamos acostumados. Assim, nem o condutor, nem as demais pessoas ficam estressadas com altos ruídos.

Amiga do meio ambiente 

A scooter elétrica não emite gás carbônico, e menos poluentes são liberados na atmosfera. Com isso, as pessoas adoecem menos em razão de problemas respiratórios.

Portanto, as vantagens são inúmeras. Saiba sobre a economia, promoção de meio ambiente melhor e mais 6 motivos para você ter a sua primeira scooter.

Compartilhe este post